quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Irã: Advogado deYoucef é preso



Mohammad Ali Dadkhah, advogado de defesa do pastor iraniano Youcef Nadarkhani, que continua no corredor da morte, foi sentenciado a nove anos de prisão após ser acusado de agir contra a segurança nacional. Advogado de direitos humanos de defesa Dadkhah soube de sua sentença de prisão, defendendo outro cliente no tribunal. Dadkhah também está proibido de ensinar ou praticar a advocacia por 10 anos.

Dadkhah presta serviços jurídicos gratuitos, e, segundo o Centro Americano para Lei e Justiça (ACLJ), o regime iraniano não poderia alegar cumplicidade de Dadkhah foi “cumplicidade” nos crimes alegados.

“Eu estava em um tribunal em Teerã, defendendo um de meus clientes, Davoud Arjangi, ativista político preso no corredor da morte, quando o juiz disse que eu mesmo estava sendo julgado a nove anos de prisão “, disse.  ”Fui condenado por agir contra a segurança nacional, espalhar propaganda contra o regime e manter livros proibidos em casa.”

Dadkhahtem representado vários ativistas políticos e de direitos humanos, incluindoYoucef Nadarkhani, um pastor cristão acusado de apostasia em 2010 e condenado à morte por se converter do islamismo para o cristianismo. A maioria dos cristãos no Irã que enfrentam acusações relacionadas com a sua fé não pode pagar defesa jurídica.

“Muitos dos cristãos enfrentam audiências sem representação legal”, uma fonte disse ao Compass Direct News. “Simplesmente vão assumir um caso que o governo desaprova, um caso que desafia o governo, torna-se alto risco para um advogado. A prisão de Dadkhah era só uma questão de tempo. A surpresa é que ele foi capaz de praticar seu ofício por um tempo tão longo.”

Não está claro o que vai acontecer no caso Nadarkhani, se o seu advogado está preso. Dadkhahdisse ACLJ que nenhum outro advogado irá representar Nadarkhani por medo de ser preso ou expulso.

Dadkhah ainda não foi detido, mas ele poderia ser chamado a servir sua sentença, a qualquer momento. Ele planeja apelar o caso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário